CALOR, AMBIENTE E USOS DE ENERGIA
"Os impactos das microondas na saúde humana"

FÍSICA


O forno de micro-ondas é um eletrodoméstico, cuja invenção foi baseada em outros aparelhos militares que utilizavam ondas eletromagnéticas para captar sinais de aviões nazistas.

O funcionamento do micro-ondas se baseia no princípio físico de atrito das moléculas – gerando calor. O processo físico começa na transformação da corrente elétrica, que passa de corrente alternada, da tomada, para contínua através do transformador. Em seguida essa corrente é aumentada e transmitida para o magnetron, que cria um campo magnético de aproximadamente 4.000 Volts, gerando uma radiação, que é direcionada, em forma de onda, para o gabinete, onde se encontra o alimento.

*Observação: a pulsação da corrente alternada é usada nos fornos para esquentar o alimento com o princípio de calor friccional.

Neste trabalho, principalmente no processo de “aquecimento” dos alimentos, encontramos em diversos momentos o uso de conceitos físicos, listados a seguir:

  • Ondas eletromagnéticas - são classificadas, quanto à sua natureza, como eletromagnéticas ou mecânicas. O Primeiro tipo de onda propaga-se no vácuo e constitui-se de regiões alternadas entre campos elétricos e magnéticos. Dentre os tipos de ondas eletromagnéticas os principais estão representados a seguir:


  • Transformador - O transformador é um dispositivo eletromagnético constituído por duas bobinas acopladas através de um núcleo magnético de elevada permeabilidade magnética. O princípio de funcionamento do transformador baseia-se no fenômeno da indução eletromagnética, e em particular da indução eletromagnética mútua entre bobinas. O funcionamento dos transformadores é explicado através das Leis de Faraday, que nos diz que quando um circuito sofre uma corrente variável produz um campo magnético, e quando um circuito é sujeito a um campo magnético variável é gerada uma corrente elétrica.

  • Campo magnético – região próxima a um imã que influencia outros imãs ou materiais ferromagnéticos e paramagnéticos


  • Radiações não-ionizantes: radiações muito fracas, as mesmas não são capazes de causar danos como as radiações ionizantes que podem ter efeitos prolongados no meio;

  • Comprimento de onda: é a distância entre duas cristas da onda;

  • Amplitude: maior valor da elongação em relação à energia transportada pela onda;

  • Frequência: número de oscilações ocorridas numa determinada unidade de tempo. A unidade no SI de freqüência é Hertz;

  • Corrente elétrica – deslocamento de partículas eletricamente carregadas para uma determinada direção e em um sentido.


  • Campo elétrico – Chama-se Campo Elétrico o campo estabelecido em todos os pontos do espaço sob a influência de uma carga geradora de intensidade Q, de forma que qualquer carga de prova de intensidade q fica sujeita a uma força de interação (atração ou repulsão) exercida por Q.


  • Corrente alternada - Dependendo da forma como é gerada a corrente, esta é invertida periodicamente, ou seja, ora é positiva e ora é negativa, fazendo com que os elétrons executem um movimento de vai-e-vem.

  • Corrente contínua - Diz-se que uma corrente contínua é constante, se seu gráfico for dado por um segmento de reta constante, ou seja, não variável.


Fontes: http://www.sofisica.com.br




·