CALOR, AMBIENTE E USOS DE ENERGIA
"Os impactos das microondas na saúde humana"

sexta-feira, 18 de março de 2011

ORIGEM DO MICRO-ONDAS

   O micro-ondas é um eletrodoméstico muito utilizado atualmente. Serve para aquecer e preparar alguns alimentos. Inventado quase que por acaso no ano de 1945, pelo engenheiro Percy L. Spencer, o qual percebeu que através das micro-ondas que geravam calor, era possível aquecer os alimentos. Essa descoberta de Spencer ocorreu quando se aproximou de uma válvula de radar que estava funcionando e percebeu que uma barra de doce que estava no seu bolso havia derretido. Então supôs que essas ondas tinham escapado do tubo de magnetron e acabaram por atingir o doce. 






   Com isso, resolveu fazer um experimento com milhos de pipocas e depois com ovo cru, ajustando o comprimento das ondas eletromagnéticas (iguais às de rádio, porém menores). O ovo acabou explodindo devido ao aumento da pressão em seu interior, que cozinhara de dentro para fora. Mediante estes experimentos o engenheiro resolveu fazer o primeiro micro-ondas, em 1952, o que não foi difícil, pois naquela época o magnetron já estava muito desenvolvido.
   Esse micro-ondas pesava 340 Kg e media aproximadamente 1,70 metros de altura, o que é seguro, pois não permite a passagem de radiação nem prejudica a saúde, fazendo sucesso só a partir de 1953, quando adquiriu a aparência de um eletrodoméstico e tinha proporções compatíveis com o espaço de uma cozinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário