CALOR, AMBIENTE E USOS DE ENERGIA
"Os impactos das microondas na saúde humana"

quinta-feira, 17 de março de 2011

INMETRO

O Inmetro realizou uma pesquisa com nove marcas de forno de micro-ondas. A seguir, estão descritas as conclusões:

Fonte:http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/microondas.asp





"Conclusões




Os resultados dos ensaios realizados nas amostras de Forno de Micro-ondas evidenciam que a tendência, em termos da qualidade, dos produtos encontrados no mercado nacional é de apresentarem-se em desacordo com os parâmetros verificados das normas de segurança utilizadas.
Como pode ser observado pela análise dos resultados obtidos, todas as marcas foram consideradas não conformes em, pelo menos, uma das categorias verificadas.

Considerando que as não conformidades apresentam níveis de criticidade variáveis, apenas em uma das amostras elas se referiam à ausência de informações e instruções.

Em contrapartida, os modelos de 08 (oito) marcas apresentaram problemas de caráter construtivo, com nível de criticidade maior e, portanto, oferecendo risco à segurança dos usuários, com destaque para a que apresentou risco de choque elétrico.
Além disso, foi grande o número de marcas que, por deficiência na fiação, podem causar super-aquecimento do aparelho.
No requisito ligado a fuga de micro-ondas, que é o que apresenta maior criticidade, das nove marcas analisadas, a amostra de uma das marcas foi considerada não conforme por apresentar valores de vazamento de radiação até duas vezes maior que o máximo permitido pela norma. Na segunda amostra analisada, o nível de vazamento encontrado estava dentro dos limites permitidos em norma.
A conclusão, em relação a esta amostra, é que houve deficiência em termos de Controle de Qualidade, na medida que liberou produto em desacordo com a norma, em requisito critico em termos de segurança.
Durante a fase de posicionamento, os fabricantes entraram em contato com o Inmetro, reconhecendo as não conformidades, e assumiram fazer as mudanças necessárias, demonstrando o comprometimento do setor em atender aos requisitos da norma e a preocupação com a segurança dos consumidores."

Nenhum comentário:

Postar um comentário