CALOR, AMBIENTE E USOS DE ENERGIA
"Os impactos das microondas na saúde humana"

sexta-feira, 18 de março de 2011

EVOLUÇÃO DO MICRO-ONDAS

   Logo que surgiu, o micro-ondas não teve a mesma aceitação comercial que tem hoje, a empresa que os fabricava era a empresa de Spencer, fornecedora do exército americano, cujo nome era Raytheon. Devido a seu aspecto bélico, suas dimensões comparáveis às de uma geladeira e também ao fato de que era dispendioso, requerendo instalação de canalizações adequadas, as primeiras remessas dos fornos encalharam nas lojas.






   A partir de 1953, os fornos de micro-ondas primitivos evoluíram muito, sofreram modificações e se aperfeiçoaram, o que os fez ter cada vez mais aceitação do público consumidor. Já então fabricado também por outras empresas, o equipamento se assemelhava mais a um verdadeiro eletrodoméstico e tinha dimensões compatíveis com o espaço que dispõe uma cozinha normal. As tubagens e a bomba para arrefecimento do tudo de magnetron deixaram de ser necessárias, as dimensões foram reduzidas, assim como os respectivos custos.
   Até a década de 70 o micro-ondas era utilizado predominantemente em indústrias alimentares, hoje é cada vez mais usado também a nível doméstico. Devido a sua grande evolução, ele possui preços acessíveis e diversas funcionalidades.

3 comentários: