CALOR, AMBIENTE E USOS DE ENERGIA
"Os impactos das microondas na saúde humana"

ENERGIA & SOCIEDADE

Artigo

MICROONDAS E A SOCIEDADE 

AUTORES: NASCIMENTO FILHO, A P (UFF) ; PUGLIESI N C (UFF) ; CUNHA R G (UFF) ; BRITO A L (UFF) ; ALVES A S N (UFF)

A idéia de um mundo sem eletricidade é inconcebível. A imagem de ambientes e pessoas iluminadas pela luz da lua, das estrelas e das velas tem, para nós, no ano 2000, um ar de estranha e romântica pobreza. Com o advento da revolução industrial, passamos a associar o controle da energia com progresso, prosperidade e bem-estar: sem energia, o mundo como conhecemos não existiria.

A energia é, portanto, o fator determinante, e limitante, no desenvolvimento de uma sociedade. Quando falamos em energia, logo vem a nossa cabeça petróleo, hidrelétricas e termoelétricas, mas o homem já descobriu novas fontes de energia, dentre elas as ondas eletromagnéticas, presentes em sofisticados aparelhos tecnológicos como o tão comum micro-ondas.


Apesar de já ser um eletrodoméstico bastante utilizado pela sociedade, o forno de micro-ondas ainda envolve diversas situações que causam medo e dúvida nas pessoas. Algumas destas, por exemplo, a dificuldade de saber que tipos de materiais podem ser utilizados dentro dele, se há algum risco ao se aquecer água, e se existe ou não a possibilidade de um vazamento das microondas fazendo com que haja um "cozimento" do utilitário.

E em volta destes "mistérios" que se baseia o trabalho, mostrando de forma crítica a possibilidade de ocorrer tais situações e buscando explicações técnicas para estes fatos.


INTRODUÇÃO: Há tempos a ciência Química vem sendo comparada à cozinha, onde seus experimentos são considerados como receitas. Um aparelho eletrodoméstico utilizado em ambas as artes é o microondas, porém, poucos sabem que este é utilizado em diversas sínteses laboratoriais.
As microondas são ondas eletromagnéticas cujo comprimento se situa, aproximadamente entre um milímetro e dez metros, e são utilizadas, por exemplo, na emissão de sinais de rádio e televisão. O termo microondas é usado porque são consideradas ondas de rádio ultracurtas, ao contrário do que muitas pessoas pensam, pois, neste caso, “micro” não está relacionado à minúscula unidade de 10-6 do metro.
O aparelho de microondas é cercado de mistérios, portanto o objetivo principal deste trabalho é desvendar alguns destes, mostrando que existem explicações cientificas para cada caso, ajudando assim às pessoas a entender um pouco este eletrodoméstico. E poder despertar nos alunos, uma visão crítica das ciências onde eles não achavam existir. 


MATERIAL E MÉTODOS: Um aparelho de microondas, um objeto de metal pontiagudo, um recipiente de vidro, um recipiente de plástico, algum recipiente contendo água.
Estes materiais são postos dentro do aparelho de microondas para que se possam observar os efeitos diversos que ocorrem devido à emissão das microondas. 


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os diferentes efeitos observados nos materiais introduzidos no forno de microondas se dão as diferentes constituições destes. No caso do metal, é que as microondas refletem em metais e por este ser fino e pontiagudo, o objeto funciona como um pára-raios, e ao concentrar tanta energia das microondas, são observadas faíscas feito raios.
Ao se retirar o recipiente de vidro, nota-se que este não está quente, pois os vidros comuns, exceto o cristal, que contém alto teor de chumbo, não absorvem as microondas. Os plásticos também não absorvem microondas, porém ao modo que a comida esquenta, o recipiente também esquenta, não importando sua constituição, e esse processo, pode fazer com que o plástico se deforme.
No caso da água é percebido que muitas vezes esta é aquecida e não entra em ebulição, e ao se retirar e introduzir algum objeto que sirva de superfície para que as “bolhas” de ebulição sejam criadas, havendo uma “erupção” da água. 
O medo que algumas pessoas têm de que as microondas causem algum mal, como o risco de vazamento das microondas, é dissipado porque apesar de as microondas penetrarem o vidro da tampa, existe um painel de metal entre o vidro que impede a passagem destas ondas. Neste painel há pequenos furos de modo com que as ondas, por causa de seus comprimentos que são maiores que os orifícios do painel, não conseguem passar.


CONCLUSÕES: O experimento proposto mostra-se bastante útil, pois consegue explicar de maneira básica os mistérios deste aparelho. E voltando à discussão Química x Cozinha, é perceptível o fato de que um cozinheiro sem química pode fazer seu trabalho bem, mas com este conhecimento a mais, ele certamente será muito melhor. 


AGRADECIMENTOS: À Proex-UFF pelas bolsas de Iniciação e aos demais colegas do grupo pelo apoio e incentivo.


Fonte do artigo*:

*Adaptado


______________________________________________________________


Resenha Crítica

       A energia realmente tornou-se fundamental para a sociedade contemporânea. Não mais utilizada apenas como combustível, ela hoje constitui a base para o funcionamento de todo e qualquer tipo de serviço, além de ter aplicações em aparelhos tecnológicos, como ocorre com as micro-ondas.
      Esse foi o tema escolhido pelo grupo para desenvolvimento do Projeto Interdisciplinar. A pesquisa realizada envolveu explicações sobre como o aparelho de micro-ondas funciona e quais consequências para a saúde humana seu uso poderia acarretar.


      O texto apresentado agora se constitui de uma análise crítica do artigo “Microondas e a Sociedade”, que apresenta um estudo realizado para esclarecer alguns mistérios sobre o aparelho de micro-ondas. Trata-se, portanto, de mais uma utilidade da energia em nosso cotidiano.
      O forno de microondas é um utensílio doméstico muito útil, porém, como tantos outros, necessita de alguns cuidados em seu manuseio. Conforme visto no texto, há dúvidas sobre quais materiais podem ser levados ao micro-ondas. São citados o vidro, o metal e o plástico. Fazendo uma análise mais profunda, os recipientes plásticos podem ser utilizados se forem de material rígido, e não embalagens plásticas derivadas do petróleo. Os vidros e porcelanas podem ser úteis somente para o aquecimento, mas não para o cozimento. Papel, um material que o texto não cita, pode ser utilizado somente para o aquecimento e por um tempo curto, para prevenir os respingos.
     Na produção também é abordada a questão da água quando fervida no micro-ondas, porém o processo descrito só ocorre quando se deixa o líquido aquecer por muito tempo. Assim, sua região central pode atingir uma temperatura superior a 100°C, necessária para a água entrar em ebulição.
     Os autores afirmam que não existe perigo de vazamento das micro-ondas. Pelo trabalho realizado, podemos confirmar essa tese, já que o aparelho é blindado. Porém, vale lembrar que existem cientistas que se preocupam com os níveis de exposição a essas ondas, principalmente porque supostamente agiriam nas moléculas de água que constituem os olhos.
       São várias as perguntas que rondam as micro-ondas, porém, como analisado pelo trabalho, não há estudos que comprovem satisfatoriamente os efeitos do aparelho na saúde humana. Algo certo, porém, é a necessidade de atenção quanto à manutenção desse eletrodoméstico e que ele já faz parte da nossa vida, pois é prático e rápido.