CALOR, AMBIENTE E USOS DE ENERGIA
"Os impactos das microondas na saúde humana"

quinta-feira, 17 de março de 2011

CONTRA-ARGUMENTOS

·         Por apenas utilizar a água contida nos alimentos para seu cozimento, o micro-ondas  não alteraria seu valor nutritivo e ainda preservaria parte de suas vitaminas e minerais. A radiação penetra as partes mais superficiais do alimento, fazendo as moléculas – principalmente de água – vibrarem e aquecerem. O  calor seria transmitido então por condução para as moléculas mais profundas.
·         A energia utilizada é a radiante, de efeito térmico, que não altera a estrutura molecular dos alimentos
·         O perigo seria o vazamento da radiação, possivelmente relacionado ao desenvolvimento de catarata e câncer. Porém, ainda não se sabe qual o nível de exposição considerado seguro – a norma internacional estabelece um nível máximo de  5 miliwatts por centímetro quadrado.
·         Seriam os recipientes de plástico comum que em alta temperatura, liberariam gases, entre eles os cancerígenos, como a dioxina.Isso seria evitado pelo uso de vidro temperado, porcelana ou plástico especial para micro-ondas
·         Alguns cientistas apontam o hábito de ficar observando o micro-ondas como perigoso, pois os olhos apresentam muita água.


Nenhum comentário:

Postar um comentário