CALOR, AMBIENTE E USOS DE ENERGIA
"Os impactos das microondas na saúde humana"

sexta-feira, 18 de março de 2011

MOTIVO DA ESCOLHA DO TEMA

TEMA: CALOR, AMBIENTE E USOS DE ENERGIA: OS IMPACTOS DO APARELHO DE MICRO-ONDAS NA SAÚDE HUMANA

      Inúmeras são as inovações tecnológicas que fazem parte do nosso cotidiano. Elas nos ajudam na realização das mais diversas tarefas e devem ser seguras para que não provoquem nenhum acidente. Mas, e se estivermos colocando em risco a nossa saúde ao optar pela comodidade e rapidez?
     Pensando nisso, realizamos diversas pesquisas sobre o forno de micro-ondas, seu funcionamento e impactos sobre a saúde humana.
     A radiação é muitas vezes vista como vilã, mas, será que realmente é a causadora de males?
     Antecipadamente, concluímos que talvez não apresentemos respostas concretas, mas meios de avaliar as vantagens e desvantagens do uso desse aparelho eletrodoméstico e,  principalmente, se vale a pena correr os riscos.

ORIGEM DO MICRO-ONDAS

   O micro-ondas é um eletrodoméstico muito utilizado atualmente. Serve para aquecer e preparar alguns alimentos. Inventado quase que por acaso no ano de 1945, pelo engenheiro Percy L. Spencer, o qual percebeu que através das micro-ondas que geravam calor, era possível aquecer os alimentos. Essa descoberta de Spencer ocorreu quando se aproximou de uma válvula de radar que estava funcionando e percebeu que uma barra de doce que estava no seu bolso havia derretido. Então supôs que essas ondas tinham escapado do tubo de magnetron e acabaram por atingir o doce. 






   Com isso, resolveu fazer um experimento com milhos de pipocas e depois com ovo cru, ajustando o comprimento das ondas eletromagnéticas (iguais às de rádio, porém menores). O ovo acabou explodindo devido ao aumento da pressão em seu interior, que cozinhara de dentro para fora. Mediante estes experimentos o engenheiro resolveu fazer o primeiro micro-ondas, em 1952, o que não foi difícil, pois naquela época o magnetron já estava muito desenvolvido.
   Esse micro-ondas pesava 340 Kg e media aproximadamente 1,70 metros de altura, o que é seguro, pois não permite a passagem de radiação nem prejudica a saúde, fazendo sucesso só a partir de 1953, quando adquiriu a aparência de um eletrodoméstico e tinha proporções compatíveis com o espaço de uma cozinha.

EVOLUÇÃO DO MICRO-ONDAS

   Logo que surgiu, o micro-ondas não teve a mesma aceitação comercial que tem hoje, a empresa que os fabricava era a empresa de Spencer, fornecedora do exército americano, cujo nome era Raytheon. Devido a seu aspecto bélico, suas dimensões comparáveis às de uma geladeira e também ao fato de que era dispendioso, requerendo instalação de canalizações adequadas, as primeiras remessas dos fornos encalharam nas lojas.






   A partir de 1953, os fornos de micro-ondas primitivos evoluíram muito, sofreram modificações e se aperfeiçoaram, o que os fez ter cada vez mais aceitação do público consumidor. Já então fabricado também por outras empresas, o equipamento se assemelhava mais a um verdadeiro eletrodoméstico e tinha dimensões compatíveis com o espaço que dispõe uma cozinha normal. As tubagens e a bomba para arrefecimento do tudo de magnetron deixaram de ser necessárias, as dimensões foram reduzidas, assim como os respectivos custos.
   Até a década de 70 o micro-ondas era utilizado predominantemente em indústrias alimentares, hoje é cada vez mais usado também a nível doméstico. Devido a sua grande evolução, ele possui preços acessíveis e diversas funcionalidades.

quinta-feira, 17 de março de 2011

COMO FUNCIONA O FORNO DE MICROONDAS

   Micro-ondas são ondas eletromagnéticas de comprimento de onda entre 1 e 300mm.
    1.  O aparelho denominado com o mesmo nome apresenta um magnetron que gera esse tipo de onda, com freqüência de 2450 MHz,  irradiada por uma espécie de ventilador (antena metálica) pelo interior do aparelho.
    2.  As moléculas de água do alimento, que são polares, absorvem essa onda, por ressonância, aumentando a vibração dessas partículas e aquecendo o alimento.
IMPORTANTE!
      Não ocorre fornecimento de calor – energia térmica transferida entre os corpos quando há diferença de temperatura entre eles (corpo de maior temperatura  --->  calor  --->   corpo de menor temperatura) . 
     O recipiente poderá ficar aquecido pela transferência de calor proveniente do alimento que está sofrendo ação das micro-ondas.

funcionamento do forno



VÍDEO







COMO OS ALIMENTOS FICAM COZIDOS





  Suas moléculas de água apresentam pólos com cargas elétricas diferentes, variando a direção de seu giro conforme o campo elétrico (o positivo repele cargas positivas e atrai as negativas e vice-versa). Essas moléculas se atritam entre si, o que produz calor e cozinha os alimentos.
Por que objetos metálicos não podem ser usados no micro-ondas?
      O metal reflete as ondas e o alimento não será aquecido.



MICROONDAS

As micro-ondas são radiações de baixa energia, ou seja, insuficientes para ionizar as moléculas ou átomos dos alimentos. Entretanto, há radiações ionizantes, que têm energia suficiente para arrancar elétrons dos átomos, como é o caso dos raios ultra-violeta C, raios x e raios γ . A energia necessária que um fóton proveniente da radiação deve ter para ionizar varia de 2,5 a 25 eV (1eV = 1,9.10-19J), sendo que a energia necessária varia com o elemento a ser ionizado.

As micro-ondas podem não ser ionizantes, porém possuem energia suficiente para provocar o aumento da energia cinética de certas moléculas e, como conseqüência, o aumento da temperatura, o que pode causar queimaduras nas células vivas. Portanto, o máximo que pode acontecer conosco são queimaduras.
Devido ao medo que as pessoas sentiam com o novo aparelho doméstico, criou-se em 1976, na Inglaterra, um limite de fugas de micro-ondas de 5 mW/cm² a 5 cm de distância. O gráfico a seguir mostra uma pesquisa realizada pelo Departamento de Física Clínica e Bio -Engenharia da Universidade da Escócia nos anos de 1980 a 1984, sendo cada coluna um ano, com relação ao número de fugas dos fornos. As fugas são mais suscetíveis em aparelhos em que as portas ou não fecham direito ou de alguma forma apresentam sinais de corrosão. Os fornos de micro-ondas atuais liberam em cerca de 0,2 mW/cm2. Fontes: UFRGS e Curso de Eng. de Seg. do Trabalho – Radiações Não-Ionizantes

ENERGIA ELETROMAGNÉTICA



Radiação Gama* : é emitida por materiais radioativos, por ser muito penetrante (alta energia) tem aplicações em medicina (radioterapia) e em processos industriais (radiografia industrial).


Raios X*: é produzido através do freamento de elétrons de grande energia eletromagnética.


Ultravioleta* (UV): é produzida em grande quantidade pelo Sol, sendo emitida na faixa de 0,003 µm até mais ou menos 0,38 µm.


Visível (luz): é o conjunto de radiações eletromagnéticas que podem ser detectadas pelo sistema visual humano.


Violeta :     0,38 a 0,45 µm
Azul :        0,45 a 0,49 µm
Verde :      0,49 a 0,58 µm
Amarelo :  0,58 a 0,60 µm
Laranja :   0,60 a 0,62 µm
Vermelho: 0,62 a 0,70 µm


Infravermelho (IV): é região do espectro que se estende de 0,7 a 1000 µm


Microondas: são radiações eletromagnéticas produzidas por sistemas eletrônicos (osciladores) e se estendem pela região do espectro de 1 mm até cerca de 1m, o que corresponde ao intervalo de freqüência de 300GHz a 300MHz. Os feixes de microondas são emitidos e detectados pelos sistemas de radar (radio detection and ranging).


Rádio: é o conjunto de energias de freqüência menor que 300Ghz (comprimento de onda maior que 1m). 


**Emite grande radiação
*Emite radiação considerável


Fonte: http://www6.ufrgs.br/engcart/PDASR/rem.html

PRECAUÇÕES

Pop-upView Separately
·         Trocar a borracha que veda a porta do aparelho a cada quatro anos
·         Evitar o  hábito de ficar observando o micro-ondas, pois os olhos apresentam muita água
·         Uso do fio-terra para evitar choques
·         Uso do prato giratório, que evita o superaquecimento de apenas uma parte do recipiente, evitando explosões – lembre-se: as ondas são emitidas de um só ponto e depois se propagam pelo aparelho

O forno micro-ondas, assim como qualquer outro eletrodoméstico, não deve ser manuseado por crianças, sem a devida supervisão de um adulto.
O forno micro-ondas, assim como qualquer outro eletrodoméstico, não deve ser manuseado por crianças, sem a devida supervisão de um adulto.

CONTRA-ARGUMENTOS

·         Por apenas utilizar a água contida nos alimentos para seu cozimento, o micro-ondas  não alteraria seu valor nutritivo e ainda preservaria parte de suas vitaminas e minerais. A radiação penetra as partes mais superficiais do alimento, fazendo as moléculas – principalmente de água – vibrarem e aquecerem. O  calor seria transmitido então por condução para as moléculas mais profundas.
·         A energia utilizada é a radiante, de efeito térmico, que não altera a estrutura molecular dos alimentos
·         O perigo seria o vazamento da radiação, possivelmente relacionado ao desenvolvimento de catarata e câncer. Porém, ainda não se sabe qual o nível de exposição considerado seguro – a norma internacional estabelece um nível máximo de  5 miliwatts por centímetro quadrado.
·         Seriam os recipientes de plástico comum que em alta temperatura, liberariam gases, entre eles os cancerígenos, como a dioxina.Isso seria evitado pelo uso de vidro temperado, porcelana ou plástico especial para micro-ondas
·         Alguns cientistas apontam o hábito de ficar observando o micro-ondas como perigoso, pois os olhos apresentam muita água.


O PERIGO AOS SERES HUMANOS

     Se você colocar uma folha de alface no micro-ondas para ver se, cozida, ela se torna mais saborosa; a folha irá murchar, pois a água desse alimento evaporará.
      Agora imagine: a porcentagem de água no corpo humano supera 50%. A radiação do micro-ondas age especificamente sobre as moléculas dessa substância. Nossa salvação encontra-se no fato de o aparelho ser blindado.
CUIDADO COM:
QUEIMADURAS: Em recipientes muito lisos, colocados no micro-ondas, a água pode ferver sem entrar em ebulição (fazer bolhas) .  Ao tocar ou mexer no objeto, toda a água ferve com violência, podendo transbordar do recipiente.
      Por outro lado, caso não haja partículas de água no aparelho em funcionamento, as ondas poderão ser refletidas, causando danos o micro-ondas.
BACTÉRIAS: Ao descongelar vegetais, por exemplo, as partes externas do alimento cozinham, enquanto as internas continuam congeladas, pois os cristais de gelo absorvem menos energia do que a água. Como o cozimento é desigual, bactérias – como as salmonelas – não são totalmente destruídas
CONTAMINAÇÃO: Ao preparar alimentos prontos no micro-ondas, componentes da embalagem podem ser agregados ao alimento

PERIGO

A seguir, são apontados supostos perigos provocados pelo uso do forno de micro-ondas, mencionados por diversos cientistas, em seus livros e teses:
Dr. Lita Lee – Os produtos preparados em micro-ondas se tornariam tóxicos e carcinogênicos, além disso, o aparelho perderia radiação eletromagnética, o que é perigoso para os alimentos.
Pesquisadores Russos, Suíços e Alemães apontam:
·        Diminuição do valor nutritivo dos alimentos, pela acelerada degradação estrutural. Houve diminuição de vitaminas e minerais;
·        Problemas durante o metabolismo, pois o corpo não consegue decompor as substâncias desconhecidas criadas pela exposição às micro-ondas;





·        Alteração da produção de hormônios masculinos e femininos pelo consumo contínuo de alimentos preparados no micro-ondas;
·        Os minerais das verduras preparadas no aparelho seriam alterados em cancerosos radicais livres;
·        Deficiência do sistema imunológico pelas glândulas linfáticas e alterações do soro sanguíneo.
Robert O. Becker – Descreve a chamada “doença das microondas”, que provocaria: baixa pressão arterial e pulsação cardíaca, dores de cabeça, tonturas, dor nos olhos, insônia, irritabilidade, ansiedade, entre outros sintomas.
Pesquisas Russas e Alemães – apontaram danos ao sistema nervoso, entre eles distúrbios das ondas cerebrais, podendo provocar perda da memória, perda da capacidade de concentração, entre outros.





O PERIGO PARA OS BEBÊS


Por que não aquecer no forno de microondas o leite dos bebês:

1.      A mamadeira, depois de aquecida, parece fria, mas o leite em seu interior pode estar quente a ponto de queimar a boca e a garganta do bebê;
2.      Com o acúmulo de vapor dentro do recipiente, pode haver explosões;
3.      Vitaminas do leite artificial e mecanismos de proteção do leite materno poderiam ser perdidos após o aquecimento.



O SANGUE

      Uma pesquisa comprovou que o sangue de pessoas que consumiram leite e vegetais preparados em forno de microondas apresentava alterações nos níveis de hemoglobina, colesterol e linfócitos (células protetoras). Também houve aumento energético.

EXPERIMENTO

"SUGESTÃO DE EXPERIMENTO: acender uma lâmpada no micro-ondas:
Materiais:


- Uma lâmpada de 60 W;
- Um frasco;
- Um prato;
- Um copo de água até um quarto do seu volume.
Colocar a lâmpada dentro do frasco e tampá-lo com o prato. Esse frasco, junto com o copo contendo água, devem ser colocados no micro-ondas, a uma potência baixa. Após alguns segundos, a lâmpada acenderá."

VÍDEO










INMETRO

O Inmetro realizou uma pesquisa com nove marcas de forno de micro-ondas. A seguir, estão descritas as conclusões:

Fonte:http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/microondas.asp





"Conclusões




Os resultados dos ensaios realizados nas amostras de Forno de Micro-ondas evidenciam que a tendência, em termos da qualidade, dos produtos encontrados no mercado nacional é de apresentarem-se em desacordo com os parâmetros verificados das normas de segurança utilizadas.
Como pode ser observado pela análise dos resultados obtidos, todas as marcas foram consideradas não conformes em, pelo menos, uma das categorias verificadas.

Considerando que as não conformidades apresentam níveis de criticidade variáveis, apenas em uma das amostras elas se referiam à ausência de informações e instruções.

Em contrapartida, os modelos de 08 (oito) marcas apresentaram problemas de caráter construtivo, com nível de criticidade maior e, portanto, oferecendo risco à segurança dos usuários, com destaque para a que apresentou risco de choque elétrico.
Além disso, foi grande o número de marcas que, por deficiência na fiação, podem causar super-aquecimento do aparelho.
No requisito ligado a fuga de micro-ondas, que é o que apresenta maior criticidade, das nove marcas analisadas, a amostra de uma das marcas foi considerada não conforme por apresentar valores de vazamento de radiação até duas vezes maior que o máximo permitido pela norma. Na segunda amostra analisada, o nível de vazamento encontrado estava dentro dos limites permitidos em norma.
A conclusão, em relação a esta amostra, é que houve deficiência em termos de Controle de Qualidade, na medida que liberou produto em desacordo com a norma, em requisito critico em termos de segurança.
Durante a fase de posicionamento, os fabricantes entraram em contato com o Inmetro, reconhecendo as não conformidades, e assumiram fazer as mudanças necessárias, demonstrando o comprometimento do setor em atender aos requisitos da norma e a preocupação com a segurança dos consumidores."

NOTÍCIA TERRA

 É importante notar que essa reportagem, publicada em:http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0„OI1880969-EI298,00.html
revela problemas de saúde decorrentes da constituição química dos aromatizantes. Nesse caso, o forno de micro-ondas não causa qualquer dano complementar.

CONCLUSÕES